O ano de 2021 já começa com muitas convocações para pensarmos sobre as nossas vidas, emoções, pensamentos e tudo aquilo que poderá nos mover em direção aos nossos propósitos. Nesse sentido, qual é a importância do autoconhecimento para a vida? ENORME.
Ao investir em autoconhecimento, entendemos melhor quem somos, o que queremos e o que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos e realização pessoal.
Autoconhecimento é a compreensão do saber pessoal, que possibilita maior domínio sobre suas emoções, sendo elas boas ou ruins. Dominar isso te ajuda a tomar decisões melhores tanto na vida pessoal quanto profissional, como quando, por exemplo, nos perguntamos "Por que não estou feliz na minha profissão atual?”.
O autoconhecimento é a base para que o sujeito possa ser dono de si mesmo, nos auxilia para enfrentarmos os desafios da vida com êxito.
Lembra do famoso aforismo grego que se via na entrada do Oráculo de Delfos “Conhece-te a ti mesmo” ?
Ele indica que o autoconhecimento é o ponto de partida para qualquer tipo de conhecimento.
Apesar disso, praticar o autoconhecimento nem sempre é tão fácil quanto parece.
Alguns pontos de partida para praticar o autoconhecimento podem ser: a meditação constante, leituras edificantes, a prática e estudo do Yoga, psicoterapia, o aprofundamento na sua espiritualidade, enfim, inúmeras possibilidades que podem contribuir para o seu processo.
Dedicar um tempo na reflexão sobre a vida e conversar sobre isso também pode ajudar muito.